quinta-feira, 8 de outubro de 2009

ADMIRÁVEL LIVRO VELHO

Ao pensar em um livro publicado há muito tempo, porém recente pela narrativa, logo penso em "Admirável Mundo Novo", escrito por Aldous Huxley, em 1932.
O livro apresenta um possível futuro, extremamente capitalista, onde as pessoas são pré-condicionadas em laboratório e condicionadas psicologicamente para executar suas tarefas com muito orgulho e satisfação. A intenção é que eles vivam felizes de acordo com suas regras sociais. As pessoas são separadas por castas e desde pequenas tem aulas de educação sexual.
Nesse mundo, não existe valores como família, amor, religião e as pessoas que vivem fora da “civilização” são chamadas de selvagens. O sexo é liberado, desde que não se repita muitas vezes o parceiro, por conta de qualquer tipo de afeto.
Detalhista e possuidor de vasto conhecimento, o autor faz várias alusões no decorrer da história. Deus é chamado de Ford, por conta do inventor da linha de montagem e Freud também é citado pela forma como tratava o sexo. Para se ter noção do seu grau de inteligência, naquele período ainda não existia helicóptero e ele cita, com outro nome, essa invenção.
Muito bem escrita e atemporal, a história já começa interessante no Centro de Incubação e Condicionamento, passa por diversos lugares e situações e continua instigante até o final.
Esse livro serviu de inspiração para músicos como Zé Ramalho e Pitty. “Admirável Gado Novo” e “Admirável Chip Novo”, respectivamente, são canções que fazem referência ao romance.
Eu recomendo essa leitura. É extensa, mas muito importante. Deve estar em toda escrivaninha, pois tem preço acessível e nos transmite muito conhecimento.

Um comentário: