quinta-feira, 8 de outubro de 2009

O Guarani - José de Alencar

Uma das obras mais famosas do escritor José de Alencar é o romance histórico indianista "O Guarani" - Foco narrativo em terceira pessoa com narrador onisciente.
A história acontece em 1604, época colonial, domínio espanhol, tendo como cenário a Serra dos Órgãos (RJ) mais precisamente às margens do Rio Paquequer.
Além do romance entre o índio Perí e a bela jovem Cecí, a narrativa é muito rica nas questões culturais, como por exemplo: A conquista do sertão, confronto de raças e de culturas, imposição da cultura branca, imposição do cristianismo, assimilação do selvagem idealizado, idealização da natureza (cor dos habitantes locais).
O livro é indicado àquelas pessoas que gostam de ação e aventura, os fatos acontecem de uma forma rápida, dinâmica, cheio de surpresas, muito suspense e emoção.
O mestre escritor, José de Alencar, já publicou várias obras que marcaram a literatura brasileira: Cinco Minutos, A Viuvinha, Lucíola, Diva, A Pata da Gazela, Sonhos D´Ouro, Senhora, Encarnação, Iracema, As Minas de Prata, Ubirajara, A Guerra dos Mascates, O gaúcho, O Tronco do Ipê, O Sertanejo.
José de Alencar: 1829-1877 - Político, jornalista, advogado e escritor.

RA: 408.141.483

Nenhum comentário:

Postar um comentário