quarta-feira, 3 de março de 2010

CURSO DE JORNALISMO AMBIENTAL ONLINE

JORNALISMO AMBIENTAL ONLINE

O Curso de Jornalismo Ambiental é promovido pela Rede Brasileira de Informações Ambientais (Rebia) – www.rebia.org.br com aporte da Fundação Avina - www.avina.net , e em parceria com diversas entidades do jornalismo ambiental brasileiro e da América Latina e reuniu, através da plataforma virtual Taking IT Global (TIG), especialistas das mais diversas áreas de comunicação e meio ambiente.

Duração - É esperado que os jovens participantes possam dedicar 3-4 horas por semana entre o período de duração da capacitação, e que os jovens realizem um produto jornalístico semanalmente. Os melhores produtos serão divulgados em sites nacionais que são parceiros deste Projeto.

Público-Alvo – O Plano de Capacitação de Jovens Jornalistas Ambientais foi concebido para estudantes e novos jornalistas e profissionais da comunicação que estejam nas diversas universidades do Brasil e tenham interesse na temática do jornalismo ambiental.

Objetivo Geral - Estabelecer um Plano de Capacitação de Jovens Jornalistas Ambientais, com a finalidade de reduzir a enorme brecha de conhecimento existente nos futuros profissionais de comunicação que irão operar com as questões ambientais.

Metodologia – A partir da combinação de contatos virtuais e encontros presenciais entre os profissionais do meio ambiente e do jornalismo ambiental, serão realizados webconferências para o processo de capacitação dos jovens jornalistas. As WebConferências são realizadas no site: http://projects.tigweb.org/rebiajovem/chate, após a seleção, os participantes são convidados a realizar inscrição no Taking IT Global (TIG) (www.tigweb.org) e a entrarem no Grupo da Rebia no TIG. O Coordenador se mantém à disposição diariamente para solucionar as dúvidas.

Fórum Rede de Colaboradores e Jornalistas Voluntários - O Fórum é uma ferramenta importantíssima para todos nossos cursos. No Fórum o aluno terá a oportunidade de aprender mais, analisando as respostas dos demais alunos. Além disto, o Fórum servirá como um banco de informações permanentemente disponível e oferecerá uma das possibilidades de comunicação entre os alunos.

Pesquisa na internet - O curso estimula que os alunos busquem conhecimentos suplementares relativos ao tema em qualquer site na internet. Todo este material poderá ser trocado entre os alunos e informados via fórum e email. Se for necessária uma distribuição especial a administração do curso poderá estar enviando mala direta para todos os emails dos alunos inscritos.

Coordenador - Todas os alunos serão assistidos pelo Coordenador do curso, o qual estará acompanhando o progresso de cada um dos alunos individualmente. Todavia, o padrão de aprendizagem em nossos cursos requer que o aluno "caminhe com as próprias pernas". Os cursos são estruturados dentro desta perspectiva. E tudo é feito para que isto seja realizado de forma suave e tranqüila.
Aprendizagem cooperativa - O principal papel do Coordenador é o de estimular a aprendizagem cooperativa entre os alunos e estar sempre presente para oferecer o suporte necessário. A opinião de cada aluno será sempre valorizada para oferecer uma visão rica e diversificada sobre cada problema e cada solução.
Tenho que ter internet em casa ? - Não. Basta ir a um webcafe e dentro de poucos minutos baixar os arquivos necessários para seu estudo. Vez por outra você deverá estar usando a internet para suas pesquisas, assim como para poder se comunicar com os demais colegas.


PARTE 1 – WEBCOFERÊNCIAS: CONCEITOS E QUESTÕES DO JORNALISMO AMBIENTAL
As informações estarão disponíveis pela internet, através de uma lista de grupos (Plataforma Taking IT Global) para que os jornalistas possam conhecer mais sobre o jornalismo ambiental. Duas webconferências serão realizadas para que os jovens tenham contato com os atores da temática. Os módulos de informação serão enviados aos participantes inscritos, mantendo o foco no trabalho jornalístico.

PARTE 2 – WEBCONFERÊNCIAS: TROCA DE EXPERIÊNCIAS E CONHECIMENTO
Daremos ênfase a produção dos jornalistas participantes a partir das discussões realizadas nas webconferências. As produções desenvolvidas a partir dos debates e da pontuação de novas pautas serão veiculadas em veículos de circulação nacional. Os jovens que lograrem uma boa produção e um bom nível de interesses durante o plano de capacitação serão selecionados para participar de eventos como o Congresso Brasileiro de Jornalismo Ambiental.

PARTE 3 – WEBCONFERÊNCIAS E PRODUÇÃO DE PRODUTOS JORNALÍSTICOS
Democratização da informação socioambiental como condição fundamental para o adequado exercício da cidadania ambiental. Sem informação ambiental adequada e regular, dificilmente o cidadão consegue tomar ciência dos problemas ambientais que o afetam ou o afetarão no futuro, e terá muita dificuldade para mobilizar-se na defesa dos seus direitos ou mesmo de manter-se mobilizado no futuro.

Avaliação do Projeto: Todos os participantes registrados receberão um certificado, e serão convidados a tomar parte da Rede de Colaboradores e Jornalistas Voluntários da REBIA, que, a convite e a expensas de organizações do Terceiro Setor que atuam no setor socioambiental, e que enfrentam o bloqueio da mídia tradicional, possam produzir matérias e imagens de qualidade voluntariamente. A REBIA se compromete a distribuir gratuitamente o material, com os créditos para seus autores, através da Agência REBIA de Notícias Socioambientais, distribuído para mais de 200.000 leitores cadastros, entre os quais muitos pauteiros e editores de mídias, e também através dos seus veículos, www.portaldomeioambiente.org.br e Revista do Meio Ambiente.

Inscrições e maiores informações com o coordenador:

Efraim Neto, jornalista e moderador da Rede Brasileira de Jornalismo Ambiental - efraimneto@rebia.org.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou efraimneto@gmail.com Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. (MSN) (11) 6486.8264 www.efraimneto.zip.net

http://portaldomeioambiente.org.br/agencia/curso-de-jornalismo.html