quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Surpresa no Desespero

     Quando estamos com a fome aguçada pensamos em, apenas matá-la. Fitamos qualquer coisa que nos apeteça e sem pensar muito, sem muitas voltas e nem prosa vamos a uma direção e apenas e somente, comemos. Porém, num certo dia, perto de casa mesmo, pude me surpreender, nesta mesma situação descrita deparei-me com aquele simples botequim, onde já havia parado e pude tomar umas e outras, e em alguma situação jogar uma partida de bilhar.


     Quando entrei, me senti um pouco acanhado, mas logo passou, pude reparar naquele senhor, que há muito tempo atrás tinha visto naquele mesmo canto e que, aos meus olhos, com aquele mesmo copo de cachaça em uma das mãos e a mesma bituca de cigarro apagado na outra, me pareceu que estava com a língua presa, tentava pronunciar alguma coisa parecida com “figarro”, só depois percebi e dei um cigarro novo a ele.

     Puxei uma cadeira, aquela de metal, típica de todo boteco que se preze e então pedi o ‘menu’. “Idiota”, desde quando boteco tem menu? Conhecido como Carlinho, o ‘bigode’ me “gritou” os pratos disponíveis, dentre eles, costela cozida, fígado acebolado, e bife à cavalo; e o melhor é o preço, cinco reais o comercial. Optei pelo frango ao molho, afinal, eu nunca havia tido surpresas ao experimentá-lo por aí, e para acompanhar, já que estava num boteco pedi uma Tubaína.

     Ao som de fundo das máquinas caça-níquel, meu comercial não demorou mais do que três minutos para ‘bater à mesa’, os talheres eram um de cada par e muito ‘bem’ usados, a comida servida numa grande travessa vinha bem quente, a aparência não era muito boa, de início achei o frango meio ‘gripado’, estava um pouco pálido, mas quando o experimentei, para minha surpresa, estava ótimo, uma autêntica comida caseira, o Carlinho mandou muito bem, o arroz bem soltinho, o frango saboroso e suculento; saí de lá satisfeito.

     Em outra ocasião, jamais entraria neste boteco à procura de uma boa comida, agora sei, que mesmo com a aparência rústica e o próprio preconceito que costumamos criar em nossa mente, ainda podemos encontrar uma comidinha muito bem feita com um preço acessível em algum boteco por aí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário