terça-feira, 9 de agosto de 2011

Programa de tratamento a agressores de Rio Preto é referência no país

As atividades desenvolvidas beneficiam tanto o agente da agressão, como toda a família

A violência doméstica é um problema universal que atinge milhares de pessoas, principalmente no Brasil. Para minimizar o sofrimento das famílias vítimas dessa violência, a Prefeitura de São José do Rio Preto (SP) se aprofundou no assunto e construiu o Centro de Reeducação e Atendimento da Família, local especializado na ressocialização de agressores e que virou referência no país.
O projeto, que é uma parceria com a Cáritas Diocesana, foi inaugurado pelo prefeito Valdomiro Lopes no dia 7 de outubro do ano passado, e consiste em reduzir a violência doméstica por meio de um atendimento individualizado, com atividades educativas e grupos reflexivos. Desde a inauguração, passam pelo centro uma média de 30 e 35 encaminhamentos por mês.
Com uma equipe multidisciplinar, formada por assistentes sociais, psicólogos e advogados, o Centro de Reeducação e Atendimento da Família atende não traz benefícios não apenas para o agente da agressão, bem como para toda a família, principalmente quando há filhos envolvidos.
Apesar do pouco tempo de atividade, o Centro tem apresentado resultados extremamente positivos. Muitos pacientes apresentam mudança de posicionamento tanto em relação a temas como “machismo”, quanto à dependência química.

Kleber Croccia e Wanessa Fischer

Nenhum comentário:

Postar um comentário