quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Ninguém viu, nem ouviu, mas aconteceu ...


Há um ano atrás, uma menina de 15 anos foi baleada na cabeça pelo seu ex-namorado. O caso aconteceu em Santo André (região do grande ABC) e repercutiu pelo Brasil e pelo mundo, chegando a ser notícia no exterior em um jornal da Espanha, o Espanhol El País, que destacou comoção nacional pelo falecimento da jovem.
O sensacionalismo, nesse caso, foi ao extremo, a ponto de pessoas da mídia terem exposto até as próprias vítimas em uma emissora de TV ao vivo.
Essa notícia teve repercussão, porém quantas Eloá’s são vítimas por ano, mas não são reconhecidas? Quantas Isabela’s são vítimas de violência em casa, porém ninguém sabe?
Depois do caso Eloá, houve outro mais uma vez absurdo, na mesma região. Dessa vez envolvendo uma criança totalmente indefesa e um homem sem escrúpulos nenhum. A vítima tinha apenas um ano de idade e foi violentada sexualmente. Morreu presa ao corpo do homem ainda.
Esse caso não teve reconhecimento, ninguém da mídia esteve presente para averiguar, e nenhuma emissora participou ativamente. Um caso como outros que acontecem diariamente. Sempre. São como as mortes por suicídio no metrô, camuflados. Ninguém sabe, apenas ouve comentários de quem presenciou, ou ajudou de alguma forma.
Para mídia o que vale é o sensacionalismo. O que acontece de ruim para sociedade nos afeta, e nos causa comoção. Porém em alguns casos o mundo pára diante do problema, já em outros as pessoas se quer sabem, e enquanto isso “A vida não pára” ...


Kellen Monike

Nenhum comentário:

Postar um comentário