domingo, 4 de outubro de 2009

Livro: Bar Bodega

Bar Bodega, um crime de imprensa. Sem dúvida este foi um dos livros que mais apreciei a leitura. É um belo livro, prende com grande facilidade a atenção do leitor, não só pela ótima história, mas pela fácil linguagem, impacto causado, tema de grande relevância e estrutura narrativa bem construída, pois o autor conduz todo o relato de forma concisa.

O livro-reportagem fala sobre uma rigorosa pesquisa jornalística que reconstitui um famoso crime, cuja barbaridade contra dois jovens mortos em São Paulo durante um assalto.

Carlos Dorneles, autor do livro e repórter da TV Globo mostra uma população acuada pela violência e jornalistas hipnotizados pelo desejo de vingança da classe média, levam à denúncia, à revelação do crime sob tortura, à tolerância da violação dos direitos civis criminosos e a aversão pública nas páginas da imprensa.

O livro Bar Bodega, retrata o quanto a imprensa é manipuladora, ainda mais quando ela se deixa levar pelo sensacionalismo e falta de apuração nos fatos, pois foi por conta desses dois pontos de forma exagerada que adolescentes pobres, em citação de dois personagens, Cléverson e Valmir, foram torturados com choques na língua, pontapés, socos e surras para confessar o crime que não cometeram, comprometendo suas vidas e famílias. E é neste brilhante livro envolvente que o autor descreve o início, meio e fim do papel da imprensa e polícia.

Bar Bodega: um crime de imprensa / Carlos Dorneles - São Paulo: Globo, 2007.

Carlos Dorneles, nasceu em Cachoeira do Sul (RS) em 1954. É repórter da TV Globo desde 1983, após trabalhar na Folha da Manhã, no Zero Hora e na RBS-TV, em Porto Alegre. Foi correspondente internacional em Londres e Nova York. É também autor de Deus é Inocente - A imprensa não, publicado pela Editora Globo e classificado em terceiro lugar na categoria Reportagem e Biografia do Prêmio Jabuti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário